Aprenda a se alimentar com acompanhamento comportamental

mais que nutrição, um estilo de vida

o que é a Nutrição comportamental?

É uma abordagem que tem como premissa a não prescrição e rejeita a mentalidade de dieta. Tem como foco o comer com atenção plena, o comer sem julgamento e a conexão com a comida e o contexto nela envolvido. A nutrição comportamental tem como objetivo mudar essa relação, fazendo com que as pessoas sintam prazer (e não culpa) em comer. Esse método considera os aspectos emocionais, fisiológicos e sociais da alimentação. A mudança do comportamento alimentar proposta pelo método envolve estratégias de aconselhamento nutricional, técnicas do comer intuitivo, terapia cognitivo-comportamental, entrevista motivacional e táticas para comer com atenção plena.

A quem é destinado?

O acompanhamento em nutrição comportamental é destinado para homens e mulheres adultos que desejam adotar um estilo de vida saudável e prevenir doenças. Indivíduos obesos e sobrepesos ou com histórico de tentativas sem sucesso no emagrecimento que já tentaram todos os tipos de tratamento para emagrecimento como procedimentos cirúrgicos, medicamentos, shakes e diferentes dietas, e que não alcançaram o objetivo determinado. Pessoas que desejam melhorar a relação com os alimentos, diminuir stress, ansiedade e frustração relacionado ao peso e hábitos de vida. Indivíduos que passam pelo efeito sanfona durante tratamento nutricional. Atletas que desejam melhorar rendimento esportivo, indivíduos que querem manter a longo prazo resultados alcançados com dietas restritivas.
Pré e pós bariátricos.

Como funciona?

As consultas, ao contrário da forma tradicional, tem atendimentos frequentes criando maior proximidade com o paciente e resultados consistentes. De forma geral, a nutrição comportamental segue o fluxo a seguir: Os encontros podem acontecer de sete a quinze dias de intervalo e são feitos individualmente. Cada encontro tem duração média de 60 a 120 vinte minutos, sendo agendando  com horários mais flexíveis de acordo com a rotina. O programa completo de acordo com cada indivíduo pode variar de 2 a 6 meses. A metodologia de nutrição comportamental trabalha aspectos que visam eliminar comportamentos sabotadores e desenvolver hábitos novos e positivos, para uma vida plena, equilibrada e feliz.

Objetivos

A nutrição comportamental tem como finalidade, nas consultas e no acompamnhamento, não apenas trabalhar informações nutricionais (ou plano alimentar), mas atuar com foco na reprogramação mental e modificação de comportamentos prejudiciais que estão associados ao ganho de peso e falta de adesão a orientações nutricionais. Este tipo de abordagem tem como base estudos de Neurociência e ferramentas da Inteligência Espiritual.

Benefícios

A nutrição comportamental é uma prática personalizada, em que não há uma visão padronizada e autoritária. A pessoa aprende por um método aconselhador, no qual ela pensa, age e reage por si só durante o acompanhamento nutricional. Alguns benefícios dessa prática podem ser: Mudança de hábitos: ao compreender a relação com a comida, a pessoa começa a abandonar hábitos tóxicos e adotar aqueles que têm mais a ver com a sua interioridade;
Redução do efeito sanfona: a mudança definitiva de hábitos faz com que a pessoa deixe de adotar dietas restritivas que acabam a emagrecendo em curto prazo, mas fazendo-a ganhar peso novamente. Aumento do prazer na comida: a comida deixa de ocupar um espaço de válvula de escape ou motivo de culpa, passando a ser uma atividade natural e prazerosa.

O que eu ganho com o método de nutrição comportamental?

A nutrição comportamental, para ser aplicada, exige uma mudança de hábito. Para isso, são utilizadas estratégias de aconselhamento nutricional e técnicas da nutrição intuitiva, portanto, os ganhos com a proposta é garantir uma alimentação com atenção plena. É possível que, nesse processo, também sejam introduzidas terapias cognitivo-comportamentais com a ajuda de um psicólogo ou ainda de mentores em Inteligência Espiritual. Essas táticas têm o objetivo de verificar quais emoções ou dores a pessoa carrega ao comer determinado alimento.

Investimento

As consultas tem o valor base a partir de R$300,00 a hora de atendimento. 

NUTRICIONISTA CREDENCIADO

Profissional preparado para mudar seu estilo alimentício

Tiago

Thiago Rocha

Nutricionista

Thiago Rocha é formado em Nutrição e Ciências Biológicas. Tem especialização em filoterápicos e suprementação e é pós graduando em Nutrição, metabolismo e fisiologia do esporte. No IBIESP atual como nutricionista especializado em compotamento alimentar.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco e te responderemos!

(61) 3256 4253

Seg. a sex. 9H às 18H
@ 2020 Ibiesp. Todos os direitos reservados.
Centro Clinico Cléo Otávio – SMHN Quadra 02, Bloco B, sala 902 – Asa Norte, Brasília/DF